Aprenda a viajar com adolescentes para Gramado e Canela e viva dias incríveis de diversão e aventura na Serra Gaúcha sem passar stress.
Viajar com adolescentes para a Serra Gaúcha pode ser incrivelmente recompensador, mas não importa a idade que eles tenham, existem alguns desafios que precisam ser enfrentados.
Esses desafios mudam de acordo com a idade, onde você precisará de estratégias diferentes e muita criatividade para manter a todos entretidos.
Quando as crianças se tornam adolescentes, elas têm à frente um novo mundo de desafios que geram um conjunto de ansiedades como a vontade de ‘pertencer’ a um grupo ou o famoso FOMO (Fear Of Missing Out), que é o medo de perderem alguma informação importante – daí o fato de viverem grudados no celular.
Seus amigos começam a se tornar mais importantes para eles do que os pais, conforme começam a desenvolver seus interesses e personalidades adultas. E aquilo que os cativava até o ano passado já não tem mais graça.
E quando falamos na Serra Gaúcha como destino turístico, imediatamente pensamos em duas polaridades: Ou temos atividades para crianças (parques temáticos, Natal Luz, Páscoa, etc.); ou temos atividades para adultos (vinícolas, romantismo, passeios na natureza, gastronomia, etc.). Por isso, não parece ser um lugar que vá atrair a atenção de adolescentes, certo? Errado!
Nas dicas que eu dou a seguir, você vai ficar surpreso com as inúmeras opções de passeios e atividades que poderá fazer com seus filhos adolescentes em Gramado, Canela e outras cidades da Serra Gaúcha. Confira.
Índice
10 coisas que você precisa saber antes de viajar com adolescentes para a Serra Gaúcha
1 – Envolva-os no processo de planejamento
Pergunte quais lugares eles gostariam de visitar na Serra Gaúcha. Talvez eles já tenham alguma coisa em mente e queiram incluir no roteiro. As opções de passeios são inúmeras e vocês podem decidir juntos quais os lugares mais interessantes para visitarem.
Obviamente, o melhor ponto de partida para essa pesquisa é este link.
2 – Tente algo novo
Leve-os para um lugar em que eles nunca estiveram. Algo diferente da rotina diária e das outras viagens que vocês já fizeram. Vocês podem optar pelas paisagens de cair o queixo do cânion Itaimbezinho, localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra, na cidade de Cambará do Sul (saiba mais sobre o Tour Itaimbezinho aqui). Será uma experiência emocionante.
Não descarte um retorno ao passado no Tour Rural Linha Bella, que é uma verdadeira aula de história.
3 – Coloque a adrenalina deles no máximo
Pense além de parques comuns, museus e passeios convencionais. Para agitar a diversão é obrigatório ir esquiar no Snowland, andar de montanha russa no Alpen Park, fazer arvorismo e tirolesa em Canela. E para os adolescentes que querem mais emoção, por que não fazer um rafting em Três Coroas?
Esses e muitos outros passeios bacanas você pode conferir aqui.
4 – Escolha o hotel com cuidado
Não importa se seu orçamento é alto ou baixo, você vai precisar de mais quartos ao viajar com adolescentes e – honestamente – devem ser quartos separados. Se o seu orçamento não permite reservar muitos quartos, então tente hospedagens que ofereçam mais cômodos.
Obviamente, o hotel precisa oferecer estrutura e entretenimento (sem mencionar o imprescindível wi-fi) para dias de chuva. Ninguém merece ficar preso em um hotel com adolescentes entediados e emburrados, certo?
Um bom ponto de partida é dar uma olhada nas acomodações da rede Laguetto de hotéis, no Wish Serrano, no Hotel Alpestre, Casa da Montanha e Ritta Höppner, entre outros. Para saber o preço das diárias de cada um desses hotéis, ver a disponibilidade de datas e já fazer sua reserva, é só clicar aqui.
5 – Volte à juventude
Você não precisa fazer papel de adulto o tempo todo. Gramado é uma cidade mágica que faz com que todos voltemos a ser crianças. Aproveite esses momentos para interagir mais com seus filhos adolescentes. Faça algo maluco (mas não idiota), dispute com eles com alguma coisa, permita-se se divertir e envolva-os no processo.
Adolescentes gostam de serem tratados como adultos, mas podem voltar a serem crianças ao seu lado se você souber como interagir com eles.
6 – Pense primeiro neles e depois em você
Ao viajar com adolescentes para a Serra Gaúcha, a escolha do hotel e dos passeios deve ser feita dando prioridade primeiramente a eles. Certifique-se de que o hotel ofereça a estrutura necessária para eles e que os passeios escolhidos estejam de acordo com a faixa etária.
Nada irrita mais um adolescente do que ver todo mundo se divertindo, menos ele. Não é bacana ver todos os seus irmãos brincando em um parque enquanto ele(a) fica de fora porque ainda não tem idade o suficiente ou já é velho(a) demais para esse passeio.
7 – Encontrem atividades que desafiem a todos
Procurem atividades que sejam desafiadoras e que vocês possam fazer juntos. Por exemplo, visitar a Cascata do Caracol, em Canela, é uma ótima forma de estarem em contato com a natureza em uma paisagem deslumbrante. E nas redondezas vocês podem fazer trekking, rafting, rapel, pêndulo e mountain bike.
8 – Aceite o fato de que os celulares fazem parte da vida deles
Ficar checando o celular a cada minuto, tirar selfies, conversar com amigos e postar fotos nas redes sociais são atividades que você deve aceitar ao viajar com adolescentes para a Serra Gaúcha. Em vez de sofrer por causa disso, evite maiores dores de cabeça: Verifique se o seu plano de telefonia celular permite o roaming de internet móvel entre outros Estados, caso contrário a conta vai lhe causar um belo susto.
Muitos hotéis e restaurantes oferecem wi-fi grátis, o que ajuda muito. E sempre é possível comprar chips pré-pagos de celular em Gramado ou Canela para amenizar os gastos.
9 – Seja flexível
Por mais ativos que sejam os adolescentes, não encha a agenda da viagem com roteiros ininterruptos. Permitam-se dia dias livres, sem destino ou nada agendado. Caminhem por Gramado, conheçam lojas e restaurantes, tomem um chocolate quente juntos, conversem e curtam um dia de preguiça.
10 – Evite atividades que exijam acordar cedo
Adolescentes têm uma incrível habilidade de acordar às 11h ou mais. E muitos passeios em Gramado e Canela costumam agendar a saída dos hotéis às 07h, como é o caso do Passeio de Maria Fumaça. Se você quiser evitar o stress e a correria de adolescentes sonolentos e rabugentos pela manhã, marque as atividades principais para depois do almoço.
E enquanto os adolescentes dormem, você pode tomar o café da manhã sozinho(a) (e em paz) no hotel, sair para uma relaxante caminhada no Lago Negro e retornar a tempo de vê-los acordando.
Espero que essas dicas ajudem você a viajar com adolescentes para a Serra Gaúcha e desfrutarem de dias incríveis de diversão.
Deixe um comentário