Dicas

10 dicas para fazer um tour gastronômico perfeito

Quer fazer um tour gastronômico perfeito pela Serra Gaúcha? Confira nossas dicas e tenha uma experiência incrível durante sua viagem!

10 dicas para fazer um tour gastronômico perfeito

Muitas pessoas gostam de viajar para mergulhar em outra cultura, lembrar como o mundo é diverso e perceber como nada é certo, tudo é questão de ponto de vista. Experimentar a culinária local é o caminho mais fácil para imergir nas tradições e descobrir como outros povos entendem o paladar.

Para isso, basta realizar um tour gastronômico, que se trata de passeios voltados para o aprendizado sobre a culinária. Abaixo, explicamos exatamente o que é um tour gastronômico e damos dicas para realizá-lo sem problemas.

O que é roteiro gastronômico?

O roteiro ou tour gastronômico pode se caracterizar por uma viagem inteira com o propósito de conhecer a culinária local e a sua história ou por uma parte do passeio dedicado a esse fim.

São vários tipos de atividade que são consideradas roteiro gastronômico, o importante é que os passeios não se limitem a provar a comida. É preciso ter envolvimento com a cultura e conhecer os significado e as tradições por trás dos pratos. São exemplo de tour gastronômico:

  • excursões por mercados tradicionais;
  • o enoturismo, que busca a apreciação de vinhos;
  • aulas de culinária durante a viagem;
  • passeios guiados que envolvem a visita a vários restaurantes.

Dicas para fazer um tour gastronômico

Fondue em Gramado

Fazer um roteiro gastronômico é bem simples. Porém, ao realizar esse tipo de passeio pela primeira vez, o viajante pode se deparar com situações inesperadas. As dicas a seguir são pensadas para que o tour gastronômico possa ser completamente aproveitado.

Sempre carregue água com você

Além dessa ser uma ótima dica para qualquer momento da vida, já que uma boa hidratação é quase sinônimo de boa saúde, a água no tour gastronômico é necessária para “limpar” a boca antes de passar de um prato para outro. Assim você evita que os sabores se misturem e o segundo prato não seja tão bem apreciado.

Leve antiácidos e antialérgicos

Pode ser que o seu corpo não reaja bem à quantidade de comida que você provará em um tour gastronômico ou ao tipo de culinária local. Também existe a possibilidade de que você descubra novas alergias conforme faz as experimentações. Por precaução, além de água, tenha também antiácidos e antialérgicos.

Pesquise os ingredientes tradicionais

Pesquisar os ingredientes comumente usados na culinária do seu destino é uma forma de aprender sobre a história e a cultura local. Isso também evita que você tenha surpresas desagradáveis, como descobrir que toda a base da alimentação local é feita com um ingrediente que você não gosta ou não pode comer.

Coma da mesma maneira que os locais

A forma que o alimento é consumido faz diferença na sua apreciação. Então, se na região os habitantes comem com a mão, faça o mesmo. Se eles bebem a sopa direto da vasilha, diga não à colher e prove a sopa desta maneira. Isso vale para qualquer outro hábito que tenham.

Vá a restaurantes “menos turísticos”

Os restaurantes voltados para turistas acabam adaptando os seus pratos para que eles tenham um gosto mais “internacional” e atraiam mais pessoas. Se possível, pergunte aos moradores onde eles costumam comer normalmente e qual prato eles pediriam.

Aprenda também sobre o preparo dos pratos

Saber como o alimento é preparado marca a diferença entre provar comidas em viagem e fazer um tour gastronômico. Também é uma forma de conhecer tradições religiosas e crenças que envolvem a comida.

Faça perguntas

Se o objetivo é conhecer a culinária, faça perguntas sobre todos os detalhes de cada prato que você provar.

Não se limite ao roteiro estabelecido

Contratar um tour gastronômico com um guia é uma estratégia maravilhosa para começar a descobrir a culinária local. Mas não pare por aí, continue estudando e provando novos pratos durante a viagem.

Troque ideias

Se tiver companhia, aproveite para entender o que a outra pessoa achou da comida e comparar as opiniões. Assim, você pode até apreciar os alimentos de forma diferente.

Tenha paciência

Em um tour gastronômico, ter paciência é imprescindível. Tanto para que você possa saborear os pratos, quanto para não apressar as pessoas que estiverem com você.

Depois de todas essas dicas, não se esqueça do mais importante: de aproveitar cada sensação causada pelos diversos sabores que serão provados e de carregar essa experiência com você. Diga nos comentários quais lugares você acha que seriam perfeitos para realizar uma viagem gastronômica.

Emilio Calil

Empresário, jornalista e escritor. Apaixonado por tecnologia e pela Serra Gaúcha. Apreciador de boa gastronomia, bons vinhos e boa conversa. O resto você descobre aqui: emiliocalil.com

Recent Posts

Gramado em dezembro: Mergulhe na magia do Natal Luz e encante-se na Serra Gaúcha

Descubra o encanto de Gramado em dezembro! Natal Luz, clima e o que levar para…

7 de novembro de 2024

Programação gratuita é destaque do Natal Luz

Com atividades diárias, serão mais de 260 apresentações, de diferentes gêneros artísticos, até 19 de…

7 de novembro de 2024

Como alugar em Gramado: dicas para economizar na hospedagem e garantir conforto

Gramado é um dos locais mais procurados pelos turistas para viajar e conhecer tudo sobre…

6 de novembro de 2024

Gramado, o lugar onde o amor se revela em cada detalhe

Descubra os diferentes aspectos do amor em Gramado, onde romance, família e natureza criam memórias…

2 de novembro de 2024

Descubra a magia dos feriados de novembro em Gramado: uma jornada de tradição, beleza e encantamento

Experimente a mágica dos feriados de novembro em Gramado, com suas paisagens encantadas e momentos…

31 de outubro de 2024

Transporte na Serra Gaúcha: Como se locomover pela região?

Descubra as melhores opções de transporte para explorar a Serra Gaúcha e aproveitar ao máximo…

5 de outubro de 2024