Taxa de turismo sustentável em Gramado/RS começa a valer a partir de 1 de abril.
A lei foi aprovada em 22/12/2015, a Lei Municipal nº 3.461/2015, criando a Taxa de Turismo Sustentável no município de Gramado, com entrada em vigor a partir de 01/04/2016.
A taxa de turismo sustentável será cobrada por unidade habitacional, dos hóspedes não residentes ou domiciliados no Município de Gramado, no valor de R$ 2,00 (dois reais), por cada diária gerada por unidade habitacional.
Desta forma, é responsável pelo recolhimento da respectiva taxa, o estabelecimento onde esteja hospedado o contribuinte, devendo a taxa ser cobrada por ocasião da liquidação da conta do hóspede que se utiliza de meios de hospedagem, tais como hotéis, pousadas, resorts e similares.
Para que não ocorram eventuais problemas nem desconfortos na hora do check-out de seus clientes, pedimos que, por gentileza, esta informação seja reforçada nos vouchers de seus passageiros.
Agradeço aos nosso parceiros da Exclusive Turismo (www.exclusiveturismo.tur.br) pelas informações.
JERONYMO GUIMARÃES JÚNIOR
Estive em Gramado recentemente (set-19)e fiquei indignado com a cobrança de taxa de turismo, a qual nunca havia pagado até agora. Além de ser brasileiro e, por isto, ter o direito de visitar a cidade que bem entender sem ter que pagar taxa por isto, eu, assim como todos os turistas, ao deixar meu dinheiro na cidade, ora fazendo compras diversas, ora pagando para entrar em parques MESMO COMO USUÁRIO DO BUS TOUR, ajudei a movimentar a economia da cidade, então, por que razão devo pagar taxa? Ridículo e mesquinho, pois Gramado vai de bem pra melhor, graças à sua vocação para o turismo, aos empreendimentos e ao retorno que recebe, cada vez mais. Definitivamente, não precisa de taxa alguma. Isso é muito feio. Não combina com o caráter da cidade.
Renato
Tb acho desnecessário essa cobrança por achar q gastamos uma média muito maior q em ourtras cidades, mas se tratando de Brasil dos políticos pilantras q só pensam em impostos q de algum modo os favoreçam temos q esperar esse tipo de atitude.
Karen
Gramado é uma cidade linda, que pena que se torna abusivo , é um absurdo cobrança de taxa de turismo!
Já gastamos uma fortuna na cidade, é mais caro que muitas cidades no Brasil! Falta de respeito com o turista!
Seria bom os poderes rever essa taxa!
A maioria dos turistas são de longe , já não é barato chegar até a cidade!
Zilda
Também fui surpreendida por essa cobrança, que considero abusiva.
Edson Son
Brasil, o país das taxas. Além de pagarmos impostos, os nossos legisladores e governantes, para cobrir suas incompetências e cobrir o rombo das contas públicas, usam do artificio de taxas ambientais e outras, e assim fazer caixa para manter a corrupção.
Provavelmente a última vez que me hospedei em Gramado, o Brasil tem outras cidades, talvez o dificil seja encontrar uma sem esta maldita cobrança.
Samuel ribeiro bessa
Também fiquei sabendo depois que fiz a reserva em um hotel em gramado.Essas taxas só contribuem para o afastamento dos turistas e a discriminação u a vez que somos todos brasileiros e aí vem a farsa de que é para conservação. Depois quando vai ver se não é os hotéis da região fazerem a preservação duvido que prefeitura vai fazer alguma coisa.
MARCIEL LOPES
EM 2022 ME COBRARAM PORÉM EU ” NÃO ” PAGUEI.
POIS É INCONSTITUCIONAL NÃO PODE SER COBRADO DO TURISTA TAL TAXA POIS É DEVER DO ESTADO A ADMINISTRAÇÃO DA MANUTENÇÃO PÚBLICA, SALVO EXCEÇÃO DA ” POLÍCIA E SERVIÇOS PÚBLICO EFETIVOS E DIVISÍVEIS ”
A TAXA PODE SER ATÉ COBRADA POR LEI ” MUNICIPAL ” NO ENTANTO É ” FACULTATIVA ” PAGA QUEM QUER !