De 20 de março a 21 de junho o outono toma conta de Gramado. Conheça as sensações dessa temporada na Serra Gaúcha e dicas do que vestir, passeios e restaurantes.
Aos poucos as cores começam a mudar. As árvores despem-se do verde vivo para se vestirem de vermelho e dourado, com seus semitons ocres e carmins – não é contraditório que cores quentes anunciem a chegada de dias mais frios?
A mudança da tonalidade também é perceptível nas ruas da cidade, que ficam mais ‘desbotadas’. É como se Deus diminuísse a cor da paisagem com um controle remoto, como fazemos com a TV. Tudo isso cria um espetáculo visual único que inunda os olhos e a alma.
Com sorte, você ainda presencia a chegada de uma neblina ou nevoeiro, que se encarregam de expulsar de uma vez por todas o ar abafado remanescente dos últimos dias do verão e conferem ao cenário ares europeus. Chuvas também são esperadas nesse período – você sabe, as ‘águas de março’.
Um silêncio solene começa a tomar conta da cidade. O som dos pássaros e de alguns animais aos poucos se tornam esquecidos. É chegada a época do recolhimento, da introspecção, da renovação. Se você se dispuser a caminhar de manhã bem cedinho ou tarde da noite, é possível que o único som que ouça seja o dos seus próprios passos – essa sensação é impossível de descrever, só vivenciando para entender o significado.
O cheiro da relva úmida permeia o ar, misturado ao cheiro da lenha queimada nas primeiras lareiras acesas e dos bolos e cucas assando no forno. O outono na Serra Gaúcha é definitivamente um espetáculo para todos os sentidos. E no decorrer deste texto vou te ajudar a aproveitar ao máximo essa estação durante a sua estadia em Gramado.
Índice
Qual a temperatura do outono em Gramado?
O outono na Serra Gaúcha traz os primeiros dias frios do ano. A temperatura não chega a cair muito, mas já é possível desfrutar daquele ‘friozinho gostoso’ tão desejado em nosso país tropical. A temperatura de Gramado em março é uma mescla de fim de verão com alguns dias mais frios – você terá máximas de 24° e mínimas de 12°.
A temperatura de Gramado em abril já começa a cair um pouco mais, com máximas de 22° e mínimas de 12°.
A temperatura de Gramado em maio dá seus primeiros sinais de queda, com máximas de 20° e mínimas de 9°, quando o outono atinge seu ápice.
E, por fim, a temperatura de gramado em junho anuncia a chegada do inverno, com máximas de 15° e mínimas de 6°. Este é o início da alta temporada, também.
Claro, todas essas previsões são estimativas. Elas variam de ano para ano, dependendo de fenômenos climáticos e outros fatores. Mas você já pode ter uma noção do que esperar na época da sua viagem.
O que vestir em Gramado no outono?
Com certeza você já se pegou pensando no que levar para Gramado no outono. O que vestir? Qual o look de Gramado nessa estação? Acredito que vai concordar comigo quando digo que outono é elegância. É a estação onde podemos nos vestir melhor no frio, sem precisarmos de pesados casacos, luvas ou gorros.
Na maioria dos dias, uma jaqueta, malha, calça jeans e bota são mais do que suficiente. Cachecóis são ótima opção para dias mais frios. Se a temperatura cair muito à noite – o que é comum – você pode levar algumas peças de roupa mais apropriadas para o frio. Mas sem exagero: um casaco comprido ou até mesmo blusas térmicas manterão você bem aquecido sem maiores preocupações.
Caso você não tenha roupas apropriadas, eu costumo recomendar as roupas da Fiero, um grande parceiro do blog. São roupas próprias para o frio e extremamente leves, o que aumentam o conforto e dão um toque de classe ao seu visual. Muitos leitores já compraram as roupas deles e puderam curtir o frio de Gramado sem preocupações. Para conhecer a linha de produtos da Fiero, é só clicar aqui.
Serra Gaúcha no outono: Passeios e restaurantes para todos os gostos
No outono já começamos a pensar em vinhos, fondues e chocolates. Além disso, passeios e caminhadas tornam-se muito mais prazerosos.
Para uma experiência ainda mais fantástica, experimente andar pela Rua Horácio Cardoso e nas ruas que ladeiam o belo Lago Negro. As folhas secas no chão e o tom avermelhado das árvores lhe transportarão para uma outra realidade e farão seu coração bater mais forte. Aliás, o próprio Lago Negro no outono fica ainda mais encantador.
E por que não de dar um pulo na Casa do Colono para provar pães e pinhões? Nas noites, que já estão mais geladas, fondues ou sopas são ótimas opções para o jantar. O importante é refestelar-se em algum lugar, pedir algo absurdamente delicioso e relaxar curtindo a tranquilidade da cidade.
Recomendo também vivamente ir até Canela e fazer uma parada no Castelinho Caracol para um soberbo apfelstrudel acompanhado de fumegante chá de maçã. De lá, você pode rumar para o Parque do Caracol, que conta com cachoeira, trilhas e uma escadaria de 960 degraus para quem gosta de desafios e aventura.
Os amantes do chocolate encontram em Gramado tudo o que precisam para saciar suas vontades. Para facilitar sua vida, já publiquei uma lista com as melhores lojas de chocolate de Gramado.
E já que mencionei fondue nos parágrafos acima, vamos explorar melhor essa delícia? Gramado está repleta de excelentes restaurantes de fondue – para todos os gostos e bolsos. Você pode passar momentos inesquecíveis no requintado Belle Du Vallais ou curtir uma sequência de fondue em vários restaurantes.
Reserva de hotel em Gramado no outono
Apesar de ainda não ser alta temporada, o outono em Gramado já começa a atrair muitos visitantes, especialmente por causa do feriado de Páscoa e pela Festa do Colono. Assim, reservar um hotel em Gramado pode não ser algo tão simples. Por isso, aconselho desde já: faça sua reserva online o quanto antes para garantir uma boa hospedagem.
Se quiser, você pode optar pelo aluguel por temporada em Gramado. Há muitas vantagens nesse tipo de hospedagem e é fortemente recomendada para quem já visitou a cidade mais de uma vez.
O outono em Gramado é a época de suspirar, de se alegrar com pequenos detalhes e com as paisagens fantásticas que a cidade oferece. É o momento de estar com quem você ama, trocando olhares de cumplicidade e paixão.
O que fazer no inverno em Gramado
E para você que já está pensando na estação seguinte, confira abaixo o meu texto sobre o inverno em Gramado.
Neli Nascimento
Olá Emilio, você esqueceu do mais importante além de tudo que já faz, é POETA. Belíssimo texto. Eu ,como sou apaixonada por Gramado, me emocionei. Parabéns!