Uma breve descrição para você entender minha paixão pela cidade encantadora de Gramado.
Existem lugares que tocam nosso imaginário, nos fazem sonhar e mudam nossa forma de ver o mundo. Para uns é uma praia paradisíaca; para outros é uma agitada metrópole. Há quem aponte a Disney como lugar mágico. E outros ainda elegem alguma cidade europeia como sua dileta.
Todas essas opiniões são válidas, pois resultam de sentimentos e experiências individuais. É ótimo enxergar Nova Iorque ou Milão pelos olhos de quem as ama — ainda que não concordemos com tudo, levamos suas impressões ao visitar esses lugares. Para mim, esse lugar idílico é a cidade de Gramado, na Serra Gaúcha (RS).
Estive lá pela primeira vez em 2010, em lua de mel, e confesso que fui sem grandes pretensões. Na época o destino original era outro, mas trocamos na última hora por simples questão de custo/benefício – ficaríamos mais dias lá do que no destino inicial. Mas bastou chegar à cidade para me apaixonar definitivamente por ela.
Gramado é, na melhor das definições, a Europa dentro do Brasil. E quem me conhece sabe da minha paixão pela Europa – não apenas as paisagens e construções, mas também educação, respeito, segurança e organização. É a cidade mais encantadora e apaixonante da Serra Gaúcha – minha esposa a definiu como a mais “glamorosa”.
Não há por que discordar, a cidade é realmente linda e suas construções em estilo bávaro enchem os olhos. É claro que, por ser cidade turística, pode-se dizer que é o mínimo que se pode esperar. Mas você encontra esse ‘mínimo’ no Rio de Janeiro, por exemplo?
Localizada a 850 metros acima do nível do mar, a cidade oferece um verdadeiro banquete para os olhos. O contorno verde da serra em contraste com as coloridas construções europeias cria um espetáculo que nos transporta à Alemanha ou aos Alpes austríacos. E são todos os seus encantos e sua magia que descreverei neste blog, sempre com a visão apaixonada para compartilhar o que de melhor a região oferece, fazendo com que os leitores possam ver a cidade como eu vejo.
Deixe um comentário