Com chances de neve já no outono, o frio em Gramado promete chegar com tudo. Veja que roupas usar e onde comer na cidade.
Se você pretende viajar para Gramado neste outono ou inverno, eu tenho excelentes notícias: Prepare-se para encarar frio, muito frio!
Sim, as previsões em relação à temperatura nos próximos meses são bastante otimistas para quem ama o frio e o inverno. Na verdade, o próprio outono, sempre mais ameno, chega com promessas de neve! Isso mesmo, desde 2013 não neva em Gramado e, neste ano, ela pode dar o ar da graça novamente.
Veja também: Onde alugar roupas de frio em Gramado
Assim, de abril até o fim de agosto, Gramado é o destino ideal para quem deseja curtir um clima europeu, gastronomias fantásticas, belas arquiteturas e paisagens que ficarão gravadas para sempre na memória.
E para ajudar quem deseja curtir o frio em Gramado, reuni neste post algumas dicas sobre o que vestir, onde comer e quais os melhores passeios no outono e inverno.
Índice
Que roupas usar no frio em Gramado?
O primeiro item que você precisa resolver ao viajar para Gramado são as roupas. Com a perspectiva de frio intenso (e neve), o brasileiro em geral não está preparado para esse clima. Se você mora em regiões mais quentes do país, é quase certo que suas roupas não são adequadas para o frio de Gramado.
E aí você cai na armadilha de todo turista: Malas lotadas de blusas, agasalhos, calças, etc. Posso afirmar que isso é um peso extra totalmente desnecessário. Você não precisa sair para passear em Gramado vestindo quatro blusas, duas calças e três meias – aliás, duvido que consiga andar com tudo isso.
Pense no seguinte: Você precisa estar aquecido, confortável e elegante. Simples assim. Nada de desfilar pela linda Av. Borges de Medeiros parecendo um pinguim gordo. Como sugestão, recomendo os produtos da Fiero (www.fieroshop.com.br), que são leves e próprios para o frio, e não ocupam espaço na mala.
Na dúvida, os modelos clássicos e térmicos são mais recomendados. Uma composição de blusa, casaco e botas forradas de lã vão manter você aquecido para todas as ocasiões – especialmente à noite, quando a temperatura cai mais e pode oscilar entre 6°C e -2°C. Abaixo seguem algumas sugestões:
Botas forradas de lãPara elas: A bota modelo 9792 é uma opção perfeita para o inverno em Gramado, além de super leve e 100% forrado em lã, ela se adapta a circunferência da panturrilha (possui ajustes no cano): Confira aqui. Para eles: O modelo 582 proporciona excelente isolamento térmico (forro 100% em lã), conforto e muita segurança ao caminhar: Confira aqui. | |
Blusas térmicasO uso de roupas térmicas segunda pele é fundamental para proporcionar o conforto necessário nas baixas temperaturas. As blusas e calças térmicas da Fiero são desenvolvidas com tecido de alta tecnologia, feitas exclusivamente para o inverno. Confira: Blusa | Calça. | |
AcessóriosAcessórios, tais como luvas, gorros e cachecóis também são essenciais para a proteção das extremidades. Confira: Luvas | Gorros | Cachecol. | |
Casacos e sobretudosPara completar, um bom casaco ou sobretudo. Além de dar aquele toque final no look, ajuda na proteção térmica. Confira: Casaco | Sobretudo. |
Sequência de fondue no Sabor de Famille
Eu já listei antes vários restaurantes de fondue em Gramado, um mais incrível que o outro, e você pode ver o post aqui. Mas deixei escapar um que merece elogios por sua combinação de custo-benefício: O Sabor de Famille.
A casa é excelente opção de sequência de fondue para as noites de frio em Gramado. Muito aconchegante, o atendimento é excelente e a comida é ótima. No inverno, as mantas de pele sobre as cadeiras mantêm você quente e confortável, enquanto se refestela com fondues de queijo, carne e chocolate. Há um buffet de sopa fantástico, também. E para dar aquele toque especial, uma boa garrafa de vinho vai fechar a noite em grande estilo.
O Sabor de Famille fica bem no centro de Gramado, e uma caminhada até ele é extremamente prazerosa. Mas se o frio estiver muito intenso, sem problema, eles pegam você na porta do hotel e lhe trazem de volta após o jantar – sem nenhum custo extra.
Facebook: www.facebook.com/sabordefamille
Onde: Rua Pedro Benetti, 76
Tel.: (54) 3286-2823
Provar um Palatschinken no Josephina
O bistrô Josephina é um de meus lugares diletos em Gramado (já falei dele aqui). É aquele tipo de ambiente para o qual você vive voltando, seja para o almoço, jantar ou mesmo um café despretensioso. Qualquer motivo é motivo para ir ao Josephina.
Mas, no frio, há algo especial que você precisa provar: o Palatschinken. Apesar de quase impronunciável, é uma sobremesa austríaca que se assemelha ao crepe – mas muito, muito melhor. Eles servem com várias opções de recheio, mas faça um favor a si mesmo e peça com chocolate e calda de whisky. É divino.
Site: josephinacafe.com.br/
Onde: Rua Pedro Benetti, 22
Tel.: (54) 3286-9778
Tomar um chocolate quente na Casa da Velha Bruxa
Eleito o melhor chocolate quente da Serra Gaúcha, a Casa da Velha Bruxa é um dos lugares mais tradicionais em Gramado. Oferecendo lanches e sobremesas irresistíveis, a casa atrai turistas e gramadenses há mais de trinta anos, com suas especialidades feitas com o chocolate da Prawer.
Em uma tarde gelada em Gramado, não há nada mais reconfortante do que ir até à Velha Bruxa, pedir um chocolate quente e ficar ali, observando o movimento da Borges de Medeiros. Por alguns instantes, a sensação é de se estar em outra realidade.
Site: www.prawer.com.br/bruxa
Onde: Avenida Borges de Medeiros, 772
Tel.: (54) 3286-1551
E, claro, simplesmente caminhar por Gramado no frio é, por si só, uma atração magnífica. Você desliza pelas ruas e avenidas curtindo o que de melhor a cidade oferece, sentindo-se verdadeiramente em outro país. Não é à toa que muitas pessoas descrevem a cidade como um ‘pedacinho da Europa no Brasil’.
Espero que essas dicas ajudem você a se preparar para o frio em Gramado deste ano e tornem a sua viagem inesquecível. Há muitas outras dicas de lugares que você precisa conhecer, e voltarei a elas nos próximos posts.
Deixe um comentário