O Festival de Gastronomia de Gramado 2017 acontece de 5 a 15 de outubro; Brasil x Argentina duas culturas unidas pela gastronomia.
A arte de harmonizar vinhos e gastronomia revelada na união de duas culturas: Brasil e Argentina. Esta e a essência do 9º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. Desta vez, a capital do turismo gaúcho se prepara para uma programação enraizada na gastronomia e aberta a todos. O evento acontecerá entre os dias 05 e 15 de outubro, das 10h às 22 horas, em três pontos centrais da cidade: na Rua Coberta, Praça Major Nicoletti e Rua Pedro Benetti.
O circuito gastronômico será composto por 18 restaurantes, quatro adegas brasileiras e oito bodegas para degustação de vinhos de Mendoza – capital argentina do vinho. Somam-se às comidas, mais de 20 pontos de venda de bebidas, que vão das cervejas artesanais da região das Hortênsias até as mais tradicionais vinícolas brasileiras e argentinas. As vinícolas vão oferecer doses em taças, copos e garrafas para atender a todos os gostos e bolsos.
Diariamente, chefs, sommeliers, enólogos e demais experts em temas ligados à gastronomia apresentarão e ensinarão técnicas e receitas, degustarão vinhos, cervejas, whiskies, drinks, azeites e charutos para profissionais e entusiastas – atividades em sua maioria gratuitas.
Estão previstas ainda oficinas com enólogos mendocinos em parceria com a Wines of Argentina (WOFA) e um Tour Gastronômico – que acontece 30 dias antes da abertura oficial do festival. Será uma visita orientada para apresentação dos pratos inspirados em tradicionais ingredientes dos nossos hermanos e uma forma de aquecer a largada do Festival.
O 9º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado vem sendo estruturado desde novembro do ano passado e conta com a colaboração e curadoria de chefs e restauranteiros de Mendoza e Gramado. A realizadora do evento – a Gramadotur – enviou uma equipe técnica para imersão em Mendoza. Foram escolhidos quatro destacados cozinheiros mendocinos – que atuam chefiando as cozinhas em algumas das mais renomadas e seletas bodegas do destino para integrar o festival. Nomes como Matías Michelini, Juan Pablo Michelini, Sebastian Zuccardi e Alejandro Vigil participarão de degustações guiadas e de workshops com profissionais do segmento vitivinícola brasileiro.
Índice
O ponto alto ficará por conta dos Festins – jantares harmonizados com vinhos – reservados para os dias 05, 06, 12, 13 e 14 de outubro. Os jantares têm vagas limitadas e vão demonstrar a integração das técnicas e ingredientes das duas culturas tema do evento. Os pratos unificam os sabores de Brasil e Argentina ou reeditam receitas tradicionais dos dois países, com elaboração dos chefs Sebastian Weingandt (Bodega Renacer), Patricia Roggerone (Bodega Norton), Matías Aldasoro (Bodega Zuccardi) e Santiago Maestre (Casa El Enemigo).
Não será apenas de degustação a programação do 9º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. Uma experiência prática na cozinha estará disponível durante todos os dias do festival. O projeto Cozinha Experimental, realizado em parceria com o SENAC, vai oferecer oficinas gastronômicas com a participação de chefs argentinos e brasileiros. As receitas vão de carreteiro, pão de queijo e pudim até empanadas e alfajores.
O evento conta ainda com a participação especial do chef argentino – radicado no Rio Grande do Sul, Diego Andino. De forte influência na culinária francesa, Diego tem como carro chefe a mil folhas de doce de leite e a mistura de frutas silvestres nas suas receitas. A Diego Andino Pâtisserie carrega nove títulos de melhor doce da cidade de Porto Alegre, eleito pela premiação da Revista Veja Comer & Beber.
Além da gastronomia, o 9º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado também contará com uma extensa programação cultural com curadoria da Touche Cultural. A co-curadoria argentina é do produtor e músico argentino, Polo Martí – consultor das orquestras filarmônica e sinfônica de Mendoza. Serão 70 espetáculos e shows artísticos dos dois países tema do festival.
– Festins (jantares harmonizados):
§ Chef Patricia Rogeronne – Bodega Norton
§ Chef Santiag Maestre – Casa El Enemigo
§ Chef Sebastian Wein – Bodega Renacer
§ Chef Matías Aldasoro – Bodega Zuccardi (Piedra Infinita)
– Enólogos em degustações guiadas e palestras para profissionais e turistas:
§ Juan Pablo Michelini – Finca El Zorzal
§ Matías Michelini – Superuco/ Passionate Wines
§ Alejandro Vigil – El Enemigo / Catena Wines
§ Sebátian Zuccardi – Zuccardi / Piedra Infinita
– Participação especial: chef argentino e radicado no Brasil, Diego Andino
Descubra o encanto de Gramado em dezembro! Natal Luz, clima e o que levar para…
Com atividades diárias, serão mais de 260 apresentações, de diferentes gêneros artísticos, até 19 de…
Gramado é um dos locais mais procurados pelos turistas para viajar e conhecer tudo sobre…
Descubra os diferentes aspectos do amor em Gramado, onde romance, família e natureza criam memórias…
Experimente a mágica dos feriados de novembro em Gramado, com suas paisagens encantadas e momentos…
Descubra as melhores opções de transporte para explorar a Serra Gaúcha e aproveitar ao máximo…