Tudo o que você precisa saber sobre restaurantes, passeios, hotéis e melhores épocas do ano para curtir Gramado na terceira idade.
Melhor destino de inverno do Brasil e uma das principais cidades escolhidas por casais em lua-de-mel, Gramado e suas incríveis atrações são normalmente associadas a pessoas jovens, mas nada pode estar mais longe da verdade do que isso. Gramado é uma cidade perfeita para receber todos os tipos de turistas, incluindo aí os representantes da terceira idade, como você poderá conferir neste post.
Gramado é um destino perfeito tanto para casais apaixonados e famílias com crianças quanto para pessoas da terceira idade – seja seus pais, seus avós ou algum grupo do qual você participa.
Lindas paisagens, ótima gastronomia e muitas risadas aguardam a terceira idade em Gramado. E, se me permite dizer, às vezes grupos de velhinhos são muito mais animados e divertidos do que alguns jovens enfadonhos. E Gramado está de braços aberto esperando esses turistas para encantá-los e emocioná-los. Confira a seguir as dicas de viagem para a terceira idade em Gramado.
Índice
Encaremos os fatos: Enquanto os jovens possuem mais resistência ao frio (e até buscam por isso em Gramado), pessoas de mais idade podem se sentir incomodadas ao visitarem a cidade no inverno. As baixas temperaturas (que podem ser negativas) costumam causar incômodos e problemas de saúde em idosos que não estão acostumados ao frio – especialmente os que vivem nas regiões mais quentes do país.
E durante o verão, Gramado pode surpreender com altas temperaturas (sim, faz calor em Gramado), o que prejudica passeios a céu aberto debaixo de sol forte. Para quem tem problemas de pressão ou outras restrições de saúde, isso pode ser um impeditivo.
Sendo assim, a melhor época para pessoas da terceira idade visitarem Gramado é durante os meses da primavera, início do verão e outono. As temperaturas estarão mais amenas, faz um calor gostoso de dia e um friozinho agradável à noite – sem extremos.
Se você está organizando uma viagem à Gramado para pessoas de terceira idade, prefira os meses de março, abril e maio; ou outubro, novembro e dezembro. Os termômetros oscilarão com máximas de 24°C durante o dia e mínimas de 10°C à noite.
No quesito conforto e estrutura, fica difícil eleger os melhores hotéis em Gramado para a terceira idade. Todos são magníficos e oferecem ótimas instalações para seus hóspedes. Mas se formos considerar a facilidade de locomoção, prefira os hotéis e pousadas mais próximos ao centro de Gramado, que facilitarão as caminhadas pela Av. Borges de Medeiros, possibilitando compras e paradas para cafés e refeições.
Entre esses hotéis, podemos destacar os seguintes:
Escolher um bom restaurante em Gramado para a terceira idade também não é problema, pois todos são fantásticos e oferecem excelentes opções. A escolha é mais uma questão de gosto pessoal. Mas, considerando que se está em Gramado, as gastronomias italiana, alemã e gaúcha precisam estar no roteiro. Além disso, quem está viajando em grupos de terceira idade para Gramado precisa considerar restaurantes que acomodem um número maior de pessoas.
Sendo assim, aqui estão alguns bons restaurantes que atendem às necessidades da terceira idade em Gramado:
Além dos restaurantes, existem dois passeios gastronômicos praticamente obrigatórios em Gramado que esbanjam animação, boa comida e que deixarão os velhinhos ‘acesos’ a noite toda. Confira abaixo:
A menos que você esteja em um grupo de vovozinhos aventureiros e radicais que queiram esquiar no Snowland, os passeios turísticos mais tranquilos são altamente indicados para a terceira idade em Gramado. Contratando os passeios com agência, a locomoção é muito mais fácil, pois eles pegam os visitantes no hotel e os levam de volta após o passeio.
Veja alguns dos passeios bacanas na Serra Gaúcha para a terceira idade:
Rota Cervejeira: Para os velhinhos que amam uma boa cerveja (e não estão nem aí para as recomendações do médico), este roteiro direcionado aos apreciadores de cervejas especiais é sensacional! E fica mais divertido em grupo.
Saiba mais aqui
Tour Gramado e Canela Cultural: Um passeio pelos principais atrativos de Gramado e Canela. É um dos mais baratos e serve para visitar os principais pontos turísticos, parques e museus das duas cidades.
Saiba mais aqui
Tour Linha Bella: Se os turistas da terceira idade tiverem descendência italiana, este passeio torna-se ainda mais obrigatório. Uma visita ao interior de Gramado para conhecer suas raízes coloniais nas casas de famílias que mantêm vivas suas tradições. Simplesmente imperdível.
Saiba mais aqui
Tour Uva e Vinho com passeio de Maria Fumaça: Visita a vinícolas e cidades charmosas, além de um passeio de Maria Fumaça que fará todos voltarem no tempo. Mas atenção: Por ser um passeio de um dia inteiro, pode ser um pouco cansativo para quem tem problemas de saúde ou locomoção.
Saiba mais aqui
Eu espero que essas dicas ajudem e incentivem sua viagem da terceira idade em Gramado. Serão dias mágicos, de animação, descontração e, também, de emoção.
Arrume as malas, pegue sua boina, sua bengala e boa viagem!
Descubra o encanto de Gramado em dezembro! Natal Luz, clima e o que levar para…
Com atividades diárias, serão mais de 260 apresentações, de diferentes gêneros artísticos, até 19 de…
Gramado é um dos locais mais procurados pelos turistas para viajar e conhecer tudo sobre…
Descubra os diferentes aspectos do amor em Gramado, onde romance, família e natureza criam memórias…
Experimente a mágica dos feriados de novembro em Gramado, com suas paisagens encantadas e momentos…
Descubra as melhores opções de transporte para explorar a Serra Gaúcha e aproveitar ao máximo…