Dicas de passeios em Gramado e na Serra Gaúcha para quem está acostumado com sol, calor e praia.
Dicas de Gramado exclusivas para cariocas e nordestinos
Em meus dias de agência de publicidade, tive o privilégio de trabalhar ao lado de um excelente profissional, o Marcelo Martins, um baiano divertido e com uma mania peculiar: Ele exigia que o ar condicionado ficasse no máximo. Quando dizíamos que, por ser baiano, deveria gostar de calor, ele respondia: “Eu gosto é de frio! Se gostasse de calor, teria ficado na Bahia”.
Pensando nisso escrevi este post direcionado aos leitores cariocas e nordestinos do blog, que tanto têm me alegrado enviando pedidos de dicas e informações sobre Gramado. A ideia é ajudá-los a desfrutar de um clima, paisagens, gastronomia e cultura diferentes do que estão acostumados – já que eles têm à disposição sol, praias e calor quase o ano inteiro. São dois lados de uma mesma ‘moeda turística’, cada qual com suas belezas.
Iniciemos, então, pelo assunto mais comum entre os seres humanos: o clima.
Índice
Frio em Gramado: A melhor temporada para aproveitar é no final de julho e agosto
Dizem que frio é psicológico – eu digo que é questão de gosto. Se você gosta, é aprazível. Se não gosta, pode incomodar. Mas certa vez, caminhando pela Av. Borges de Medeiros com os termômetros marcando 11°C, minha esposa, que ama sol e praia, comentou: “Hoje está calor”. Olhei para ela espantado, mas aí lembrei que no dia anterior havia feito 6°C. Ou seja, você se acostuma.
Se você está habituado a temperaturas de 30 ou 40 graus, poderá sentir mais a diferença térmica do que um paulista, por exemplo, mais acostumado ao frio – mas isso dura pouco.
Além disso, não faz frio em Gramado o ano inteiro. No verão os termômetros chegam fácil a 29°C ou mais. As temperaturas mais amenas e agradáveis são encontradas no início da primavera e do outono. Mas se você quer realmente sentir frio, recomendo visitar Gramado no final de julho ou em agosto, onde o inverno atinge seu ápice.
Para quem busca neve, é bom saber que ela não dá as caras tão fácil, mesmo em dias com temperaturas negativas. A última vez que nevou em Gramado foi em 27 de agosto de 2013. É mais comum nevar em cidades mais altas da Serra Gaúcha ou na Serra Catarinense.
As noites em Gramado no inverno são bem frias. Leve roupas mais pesadas como casacos e botas.
Depende da época em que você vai à Gramado. Mas como as noites na cidade são geralmente mais frias (e muito frias no inverno), é bom levar algumas roupas mais pesadas como jaquetas, casacos, botas, luvas e gorros. Chuva e neblina também são bastante comuns, vá preparado.
Importante: Você também pode alugar roupas de frio em Gramado.
Mas cuidado para não exagerar. Há relatos de uma turista que caminhava por Gramado vestindo pesado sobretudo, luvas de couro, cachecol e gorro. Até aí tudo bem, se a temperatura não estivesse uns 23°C – isso que é realmente querer sentir frio.
Use o bom senso: Muitas vezes uma blusa, jaqueta e jeans são mais do que suficiente para passar o dia.
Passeios em Gramado: Tour Raízes Coloniais é um passeio fantástico que fará você voltar no tempo.
Esta é uma questão muito pessoal, mas considerando que as dicas são direcionadas aos turistas cariocas e nordestinos, acho interessante indicar alguns parques e passeios mais regionais, que os aproximem da cultura local. Assim, segue abaixo uma lista de alguns passeios que considero imperdíveis:
Uma viagem no tempo ao interior de Gramado, onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer a história dos colonos italianos e alemães, visitar casas centenárias e experimentar a cozinha artesanal com queijos, pães e salames feitos na própria região.
» Para mais informações, clique aqui.
Outra jornada histórica, onde você conhecerá mais sobre a herança dos imigrantes italianos, conhecendo a fabricação de vinhos no Vale dos Vinhedos e passeando em uma histórica Maria Fumaça, que percorre algumas cidades da Serra Gaúcha, entre elas Garibaldi e Bento Gonçalves.
» Para mais informações, clique aqui.
Se quiser desbravar sozinho uma típica cidade alemã, recomendo vivamente conhecer Nova Petrópolis. O trajeto saindo de Gramado leva de 30 a 40 minutos. Verifique na rodoviária de Gramado se há ônibus disponível, caso contrário você pode alugar um carro, ou então comprar o pacote de passeio completo com alguma agência local.
» Para mais informações, clique aqui.
Impressionante parque com réplicas em miniaturas de diversas construções do Brasil e do mundo.
Site: www.minimundo.com.br
Onde: Rua Horácio Cardoso, 291, Bairro Planalto – Gramado/RS
Horário: Todos os dias das 10h às 17h
Tel.: (54) 3286-4055
A beleza do lugar é impressionante, chega a doer o coração de tão lindo. Perca-se em meio à exuberância e transporte-se aos campos de lavanda da França.
Site: www.lavandas.com.br
Onde: Rodovia RS-115, n° 37700 – Gramado/RS
Horário: De terça a domingo, das 09h30 às 17h30 (fechado às segundas-feiras)
Tel.: (54) 3286-4280
Café Colonial Bela Vista: Como a foto mostra, você deve ir preparado.
Mais uma vez, estamos falando de um turismo voltado a pessoas acostumadas com calor e sol, onde peixe, frutos do mar e cerveja gelada costumam ser o habitual. Então vamos trocar isso por bons churrascos, fondues e doces inesquecíveis, para curtir melhor o friozinho da Serra. Abaixo, algumas sugestões de pacotes gastronômicos e restaurantes individuais:
Em Nova Petrópolis, um jantar com o melhor da culinária alemã. Você vai experimentar um vasto Buffet com as mais famosas iguarias, acompanhadas de um café colonial completo. Para coroar a noite, um show de música e dança típica alemã.
» Para mais informações, clique aqui.
Jantar realizado na Churrascaria Garfo e Bombacha, famosa pela qualidade do churrasco e pela beleza do ambiente, cuja rusticidade remete à autêntica tradição gaúcha. Após o jantar, assistirá um espetáculo de dança com um dos melhores grupos folclóricos do Rio Grande do Sul.
» Para mais informações, clique aqui.
Um jantar romântico uma sequência de fondue, com queijos selecionados, carnes nobres e para finalizar uma inesquecível fondue de chocolate, podendo escolher duas opções entre chocolate branco, chocolate ao leite e o delicioso chocolate trufado.
» Para mais informações, clique aqui.
O primeiro e mais tradicional do Brasil. A variedade de pratos que servem à mesa é assustadora e os garçons vão repondo até você não aguentar mais. Se for a sua primeira vez em Gramado, ir a um café colonial é obrigatório.
Site: www.belavista.tur.br
Onde: Av. das Hortênsias, 3500 – Estrada Gramado-Canela – Gramado/RS
Horário: Seg. a sex das 11h às 23h | Sab., Dom e Feriados das 10h às 23h
Tel.: (54) 3286-2097
Para mim, um dos lugares mais encantadores da Serra Gaúcha! Além de servirem o melhor strudel que já provei, em um ambiente que faz voltar no tempo.
Site: www.castelinhocaracol.com.br
Onde: Estrada do Caracol, Km 03, S/Nº – Canela/RS
Horário: Aberto dos os dias das 9h às 13h e das 14h20 às 17h40
Um restaurante italiano que oferece sequência de massas e galetos divinos, fazendo os mais poderoso regimes serem simplesmente esquecidos.
Site: www.pervoigramado.com.br
Av. das Hortênsias, 1511 – Centro – Gramado
Telefone: (54) 3286-0803
Entenda mais sobre a receptividade e as diferenças culturais de Gramado
Acho interessante tocar um pouco neste assunto. Gramado e Canela são cidades turísticas que oferecem aos seus visitantes um nível de receptividade impressionante. Mesmo quem chega lá pela primeira vez é tratado como um velho conhecido. Há todo um carinho, sorrisos no rosto e solicitude sinceros – e não porque estão sendo pagos para isso ou algo assim. É uma hospitalidade difícil de se encontrar.
Mas, ainda assim, alguns visitantes mais extrovertidos, falantes e brincalhões – como os animados cariocas, por exemplo – podem sentir os gramadenses um tanto reservados ou introvertidos. Isso é absolutamente normal. Mesmo com toda a sua receptividade, os habitantes de Gramado e de outras cidades da serra herdaram costumes e cultura da Europa. Assim, é difícil ouvir alguém falando alto, fazendo bagunça ou coisa semelhante. Não que não exista, mas no geral tudo caminha sem pressa e sem ruído.
Este comportamento é algo que admiro e procuro imitar quando estou perambulando por lá (em Roma, como os romanos). Meu conselho para quem quer realmente aproveitar a região é deixar para trás temporariamente sua própria bagagem cultural e costumes e tentar, se possível, absorver a cidade como um habitante e não um turista.
Uma amiga relatou certa vez que, jantando com um casal que conhecera no hotel, a mulher disse que tinha odiado Gramado porque tudo lá era “muito certinho, limpo e que não tinha ouvido funk ou forró uma única vez”. Então, é contra esse tipo de ‘surpresa’ que pretendo preveni-lo.
No mais, espero que estas dicas contribuam para planejar sua viagem e que sua estadia por lá seja inesquecível. Na volta, envie seu relato para nós e ele será publicado aqui no blog!
Descubra o encanto de Gramado em dezembro! Natal Luz, clima e o que levar para…
Com atividades diárias, serão mais de 260 apresentações, de diferentes gêneros artísticos, até 19 de…
Gramado é um dos locais mais procurados pelos turistas para viajar e conhecer tudo sobre…
Descubra os diferentes aspectos do amor em Gramado, onde romance, família e natureza criam memórias…
Experimente a mágica dos feriados de novembro em Gramado, com suas paisagens encantadas e momentos…
Descubra as melhores opções de transporte para explorar a Serra Gaúcha e aproveitar ao máximo…
Ver comentários
Vou a Gramado em Setembro com criança, gostaria de saber se essa época faz muito frio e se vale a pena fica em hotel apenas com ar condicionado pra aquecer.
OLA ,VOU A GRAMADO NO DIA 10/10/15 E GOSTARIA DE SABER QUE TIPO DE ROUPA DEVO LEVAR.OBRIGADA
em gramado na primavera precisaria desse look todo ?
vou em gramado agora em maio, daqui a uma semana...estou ansiosa para conhecer essa cidade que muitos falam bem. pelo que pude vê, faz frio, mas não preciso exagerar nas roupas, até porque o inverno faz mais frio e ainda estamos no outono. mas claro que vou previnida rsrsrs...gostei das dicas.
Pretendo ir para Gramado em março, como é o clima nesse mês? chove muito?
Eu vou pra gramado 19/04/ 017 que roupa devo leva?
Vou a gramado em dezembro, passar o réveillon, moro em uma cidade muito quente do norte, que roupas devo levar.
Estamos indo a gramado em dezembro em um grupo de três casais, estamos em dúvidas quanto melhor local para assistirmos ao espetáculo reencontro de natal, o do lago, tendo em vista que sou muito friorenta.
Amei as dicas , foi de grande importância
vou a gramado em julho com uma criança de 5 anos. Qual roupa seria ideal levar já que somos do nordeste?