Você vai perder o fôlego no Vale do Quilombo, uma das vistas mais espetaculares de Gramado.
A vista do Vale do Quilombo vai deixar você de boca aberta.
Na consultoria que minha esposa e eu fazemos no LifeBreak (lifebreak.com.br), com foco em qualidade de vida, uma das atividades que trabalhamos com as pessoas é o que chamamos de ‘contemplação do belo’. Em uma explicação bem simplória, são momentos íntimos e individuais em que nos conectamos com aquilo que observamos (uma paisagem, uma obra de arte, uma música).
Apreciar (realmente) uma bela paisagem é ver uma escultura feita pela mão de Deus, e a sensação de alegria interior e serenidade que se extrai disso é quase como uma prece.
A poucos minutos do centro de Gramado, esta bela paisagem espera por você para ser contemplada.
Em Gramado, ‘contemplar o belo’ é praticamente um pleonasmo, já que para qualquer lugar que você olhe é lindo. Entretanto, é claro, existem alguns lugares que acabam se destacando. Entre os vários que já mencionei aqui no blog, há o Vale do Quilombo. É uma paisagem que vai tirar seu fôlego.
E mais uma vez volto a insistir em um ponto. Costumo ver pessoas dizendo que Gramado é uma cidade cara – OK, de fato os preços de alguns restaurantes, lojas e hotéis são relativamente altos e não diferem muito dos de São Paulo. Mas o que essas pessoas não percebem é que o melhor de Gramado é grátis. E o Vale do Quilombo é bom exemplo disso, pois oferece uma das vistas mais espetaculares de Gramado sem cobrar um único centavo dos visitantes.
E para se ter a oportunidade de desfrutar desta paisagem não é preciso pegar táxi, ônibus e nem se deslocar para uma área mais afastada da cidade. Tudo o que você precisa fazer é caminhar um pouco.
Siga a Av. das Hortênsias no sentido de Canela e em poucos minutos verá o Belvedere do Vale do Quilombo (na foto acima, ele está à direita).
Se estiver perambulando pela Av. Borges de Medeiros, vá até o cruzamento com a Av. das Hortênsias. De lá, siga a Av. das Hortênsias no sentido de Canela, margeando à direita da estrada. Em 5 ou 10 minutos você chegará ao Belvedere do Vale do Quilombo, um mirante que dá visão para toda a amplitude e beleza do vale.
Simplesmente pare ali, debruce-se sobre a grade e deixe sua mente viajar para longe, mesclando-se à combinação do verde da serra recortando o céu azul. Permita-se ser inundado por uma sensação de paz que, posso apostar, poucas vezes você experimentou. Não há nada para ‘fazer’ ali no Belvedere. Não há lojas, não há eventos, não há restaurantes. Tudo o que você pode fazer é contemplar a beleza que a natureza, sempre generosa, lhe oferece sem cobrar nada.
Um pequeno charme no Belvedere do Vale do Quilombo: Casais apaixonados penduram cadeados com seus nomes gravados nas grades de proteção.
Note como as nuvens projetam sombras que perambulam vagarosas no vale lá embaixo. Inspire fundo (ou suspire!) e sinta o ar puro da serra, o ‘cheiro de Gramado’. Deixe o vento frio e refrescante lhe acariciar o rosto. Fique em silêncio. Ainda que esteja acompanhado, este é um momento íntimo e individual, e palavras estragam o momento.
O próprio caminho que leva ao Belvedere do Vale do Quilombo já é por si só um belo cenário, com elegantes toques europeus.
Observe as pequenas casas e outras construções que permeiam o vale. Tente enxergar algum movimento nelas. Quem são as pessoas que moram ali? O que fazem? Qual sua história? Deixe sua mente imaginar, criar, inventar. Se tiver a oportunidade, fique ali observando o pôr-do-sol, é um dos espetáculos mais lindos da cidade.
Com um bom zoom da câmera, é possível identificar casas e construções que permeiam o Vale do Quilombo.
O Vale do Quilombo é parada obrigatória para qualquer visitante em Gramado. Dificilmente alguma agência ou pacote turístico incluirá essa ‘pausa para contemplação’ em seu roteiro, por isso, programe-se e vá por conta própria. É muito melhor fazer seu próprio tempo.
Aqui, eu me permitindo alguns minutos de contemplação do Vale do Quilombo.
Você já esteve no Belvedere do Vale do Quilombo? Pretende passar por lá em sua viagem à Serra Gaúcha? Então não esqueça de enviar seu depoimento e contar aqui no blog sua experiência. É só clicar aqui.
E abaixo há um vídeo meu do Vale do Quilombo. É extremamente curto, mas acho que transmite bem a sensação.
Descubra o encanto de Gramado em dezembro! Natal Luz, clima e o que levar para…
Com atividades diárias, serão mais de 260 apresentações, de diferentes gêneros artísticos, até 19 de…
Gramado é um dos locais mais procurados pelos turistas para viajar e conhecer tudo sobre…
Descubra os diferentes aspectos do amor em Gramado, onde romance, família e natureza criam memórias…
Experimente a mágica dos feriados de novembro em Gramado, com suas paisagens encantadas e momentos…
Descubra as melhores opções de transporte para explorar a Serra Gaúcha e aproveitar ao máximo…