Não deve ser nenhuma surpresa saber que caminhar entre as árvores traz benefícios para a saúde. Essa é uma prática comum no Japão, chamada de Shinrin-yoku (que significa ‘banho de floresta’), onde as pessoas são encorajadas a visitar e passar um tempo na floresta para melhorar sua saúde.
Estudos confirmaram que passar um tempo na natureza, entre as árvores, pode reduzir o stress psicológico e os sintomas de depressão e hostilidade; enquanto ao mesmo tempo melhora nosso sono, vigor e vivacidade. Caminhar entre as árvores reduz os níveis de cortisol e diminui a pressão sanguínea.
Só o cheiro das árvores já nos traz muitos benefícios. A secreção química das árvores, conhecida como phytoncides, está ligada à melhora do sistema imunológico bem como à redução da ansiedade. Pesquisas também mostraram que crianças com déficit de atenção que brincam em ambientes externos cercados pela natureza, em vez de salas fechadas, mostram uma forte diminuição desses sintomas. Estar perto das árvores é um dos maiores antidepressivos naturais que existem.
É claro, caminhar entre árvores é por si só um exercício. E os exercícios já se provaram ideais para combater muitos males como fadiga, depressão, ansiedade e, é claro, obesidade. Combinar os benefícios dos exercícios com os das árvores, florestas e da natureza é a melhor maneira de evitar e combater muitas doenças.
Portanto, na sua viagem à Serra Gaúcha, não deixe de visitar o máximo de parques e passeios ao ar livre que puder. Para facilitar seu roteiro, listo abaixo alguns passeios em Gramado, Canela e Nova Petrópolis que oferecem um incrível contato com a natureza:
Índice
Passeios na Serra Gaúcha em contato com a natureza
Gramado
Canela
Parque da Ferradura
Nova Petrópolis
Boa viagem e boa saúde!
Deixe um comentário